O projecto NA MESA COM... surgiu naturalmente de uma vontade de materializar e partilhar obras de arte comestíveis e com um valor substancial na nossa alimentação, bem estar físico e mental...Visamos englobar várias áreas transversais no que concerne a todo o contexto cultural, várias temáticas culturais e artísticas que convergem num só projecto. Este é por nós visto como um casamento perfeito entre o bom gosto e a utilidade pública. Tentamos melhorar um dos nossos prazeres que cedo se transformou em trabalho sério e exigente, mas claro, sempre com uma considerável dose de boa disposição e vontade de aprender mais e experimentar mais prazeres gustativos, musicais e não só...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Na mesa com...4 de Fevereiro, um dia em família com mimos doces e salgados

Folhadinhos de Roquefort com cogumelos salteados em alho


Para 4 pessoas:

4 quadrados de massa folhada;
100gr de queijo Roquefort;
12 cogumelos brancos em cubos;
1 fio de azeite perfumado em oregãos;
3 dentes de alho médios:

Deixe repousar devidamente a massa folhada. Corte os cogumelos bem como os alhos e leve-os a saltear em lume forte durante 30 segundos no azeite perfumado. Reserve. Corte também em cubos os Roquefort. Escorra a água em excesso dos cogumelos e começe por dispôr no cento do quadrado da massa folhada os ingredientes envolvidos previamente. Una as pontas dos quadrados e leve ao forno cerca de 30 minutos a 200º.

Lasanha Vegetariana

Para 4 pessoas:

8 folhas de lasanha fresca;
soja granulada;
250 gr de folhas de espinafres picados;
4 tomates de cacho bem maduros frescos;
1 colher de sopa de quadradinhos de pimento vermelho;
1 cebola doce picada;
1 dente de alho picado;
1 fio generoso de azeite;
1 cálice pequeno de vinho branco frutado;
100gr de queijo mozzarella;
1 noz de manteiga;
2 colheres de sopa de farinha;
100ml de nata fresca;
1 pitada de pimenta preta;
1 pitada de sal (se desejar);
1 colher de sobremesa de caril.

Prepare a soja convenientemente, reserve. Faça o refogado do alho, cebola, azeite e deixe alourar um pouco, junte os tomates cortados e envolva tudo em lume brando durante 5 minutos. Junte a soja e vá adicionando o cálice de vinho e o caril, pimenta e sal. Deixe o preparado a cozinhar por mais 10 minutos e reserve.

Para o molho branco derreta a manteiga e envolva a farinha em lume brando, e vá adicionando as natas frescas, sem bater muito o preparado. Reserve.

Quanto aos espinafres coza folhas frescas com uma pitada de sal e triture-as. Junte a este preparado um pouco de molho branco como no esparregado.

Antes de levar ao forno a 200gº disponha as folhas de lasanha e dos preparados anteriormente descritos perto de si e começe a fazer camadas deixando preferencialmente o esparregado para a parte interior adicionando-lhe a mozzarella para ligar a Lasanha.




Tiramisú MY WAY

Para 4 pessoas:

18 palitos La Reine;
250gr de queijo mascarpone;
100gr de crème fraiche;
Cerca de 100ml de café fresco de filto;
1 cálice de Tijuana (licor de café);
100gr de chocolate negro em pó;
1 colher de sobremesa de açucar mascavado;
1 noz de manteiga sem sal.

Bata o mascarpone com o crème fraiche e uma colher de sobremesa de açucar mascavado e reserve. Passe café fresco em filtro e tente arrefecê-lo o mais rapidamente possível. Derreta em banho maria a noz de manteiga acrescentando-lhe pausadamente o chocolate, uma vez derretido adicione-lhe o cálice de Tijuana e envolva. Disponha dos palitos perto de si e molhe-os rapidamente no café, logo de seguida, pincele-os com a calda anterior de chocolate. Nesta sequência junto o creme branco, palitos em café, calda e creme branco...Note, a camada superior deverá ser mais generosa de creme branco...

Nina Simone My Way é uma optima versão da original de Paul Anka
aconselho mesmo...Mesmo! Talvez a única música que me define concretamente... Ouço-a de bem e de mal com a vida tem sempre algo a aconselhar-me...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cookery followers!