O projecto NA MESA COM... surgiu naturalmente de uma vontade de materializar e partilhar obras de arte comestíveis e com um valor substancial na nossa alimentação, bem estar físico e mental...Visamos englobar várias áreas transversais no que concerne a todo o contexto cultural, várias temáticas culturais e artísticas que convergem num só projecto. Este é por nós visto como um casamento perfeito entre o bom gosto e a utilidade pública. Tentamos melhorar um dos nossos prazeres que cedo se transformou em trabalho sério e exigente, mas claro, sempre com uma considerável dose de boa disposição e vontade de aprender mais e experimentar mais prazeres gustativos, musicais e não só...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

NA MESA COM...Celebra Dia Mundial da Voz!

Não podemos passar indiferentes a esta data. Se falássemos de sugestões para celebrar, a lista seria extensa...Sendo assim, desta vez sugerimos um texto e imagem da COLORS magazine que vem de certo modo na sequência do nosso último post... Achámos esta abordagem muito transversal a muitas culturas, portanto este é só um pequeno exemplo de como anda o estado da cultura tradicional no mundo.
Assim estamos, esfomeados e sedentos dos vossos comentários...


Above: Right, Zheng Rui, 14, student at the Beijing Opera School.

"Beijing opera is an old and noble art form. But in modern China, it’s in crisis. Although historically themed Chinese soap operas are popular, forward-looking Chinese want Japanese, Korean and American entertainment, not tradition. They want Manga cartoons, not Ming dynasty drama. As a result, Beijing opera performances are generally only attended by the poor and elderly, attracted by tradition and cheap ticket prices. Things have become so bad that the Beijing Opera Studio couldn’t find a venue during last year’s New Year and Spring Festival, usually a boom time for Beijing opera performances, because Beijing’s theatres were all putting on foreign productions. Desperate times require desperate measures: The Beijing Opera Studio last year advertised a series of performances in universities with two slogans. The first – “Learn about Beijing opera so you can talk about it with foreigners” – will probably have more success than the second, “You’ve been fed with pizza and McDonald’s. It’s time to have a bit of Chinese tea”


4 comentários:

  1. Numa altura em que a globalização/uniformização nos "cerca" e ao mesmo tempo nos isola, é impossível não sentir o efeito destas mudanças em todos nós, tanto na alimentação como na própria maneira como nos "movemos", sozinhos ou em grupo, em casa ou na rua.
    Deparamo-nos com (ao contrário de tempos idos) informação "a mais", da qual temos de extrair só o que nos poderá interessar, a pressão da uniformização exercida em todas as pessoas, o efeito de "esta" é a postura correcta ou o aspecto correcto é cada vez mais castrante e redutor a uma identidade pessoal, quer falemos numa cultura ou num indivíduo. E neste dia, que mundialmente se atribui à voz uma maior importância, eu queria deixar aqui uma mensagem de liberdade, de cultura, de pensamento, para que todos possam pensar e decidir por si próprios.
    Como dizia a Senhora Amália, "cantarei até que a voz me doa", e mesmo assim, rouco, no limiar das minhas forças, tenho a liberdade de decidir pela minha cabeça.
    Continuação de um bom trabalho, que até agora tem sido bastante apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Quanto à cultura tradicional, o importante é ter a noção da sua importância como identidade e traço de um povo ou país, mas, não poderá ser estanque no tempo e no espaço...Assim, recuperá-la, preservá-la e multiplicando-a noutras "formas" sobre a realidade do presente será uma solução para o estado da cultura em geral.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Muitas vezes ouvimos falar de cultura tradicional como de algo foleiro "ultrapassado", mas a verdade é que no que toca à Cultura em si e à sua história o que acontece é que só alguns trajectos culturais por exemplo na música é que são enaltecidos...Portugal não teve/tem só o Fado tem uma cultura extensa musical abafada pela "mainstream" e que não foi nem é ouvida com os mesmos "Ouvidos" nem cantada pelas mesmas "Vozes"...
    Parabéns pelo vosso blog!

    ResponderEliminar

Cookery followers!