O projecto NA MESA COM... surgiu naturalmente de uma vontade de materializar e partilhar obras de arte comestíveis e com um valor substancial na nossa alimentação, bem estar físico e mental...Visamos englobar várias áreas transversais no que concerne a todo o contexto cultural, várias temáticas culturais e artísticas que convergem num só projecto. Este é por nós visto como um casamento perfeito entre o bom gosto e a utilidade pública. Tentamos melhorar um dos nossos prazeres que cedo se transformou em trabalho sério e exigente, mas claro, sempre com uma considerável dose de boa disposição e vontade de aprender mais e experimentar mais prazeres gustativos, musicais e não só...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Semana Sem Sal de 2 a 8 de Fevereiro

A última tendência na culinária é de facto a redução das quantidades de sal utilizado na confecção de todo o tipo de alimentação. Para assinalar este movimento, em 28 países aderentes a esta campanha de sensibização promove-se a redução ou até mesmo a substituição total do cloreto de sódio, conhecido por sal. Este, como já é sabido, favorece a hipertensão e outras doenças cardiocerebrovasculares (enfarte do miocárdio e AVC).
Não se esqueça que o sal está em grande parte dos alimentos, por isso, tendemos a ingerir cerca de 6 gr. a mais da dose diária recomendada (5gr.)
Já nos anos 60, Maria de Lourdes Modesto num projecto local consciencializou uma comunidade local para a redução da "mãozinha de sal", deste modo, mais do que nunca, cabe a todos/as para a reeducação nesta matéria, por isso, que tal reduzi-lo e/ou substituí-lo por ervas frescas aromáticas e especiarias?!
No Parlamento um Projecto de Lei que os deputados socialistas apresentaram para reduzir o sal no pão é o prelúdio de um movimento consciente e que passará seguramente dos 8 dias dedicados ao tema...

O Grupo WASH, sediado em Londres, (World Action on Salt and Health) na promoção da “semana sem sal”.


"We don’t expect sugar in our coffee so please let us choose how much salt we’d prefer. Eating too much salt puts your blood pressure and can lead to other medical problems."

NATIONAL SALT AWARENESS WEEK
February 2nd – February 8th 2009

http:// www.actiononsalt .org.uk

http://www.salt.gov.uk/



Sugerimos este livro nesta temática e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cookery followers!