O projecto NA MESA COM... surgiu naturalmente de uma vontade de materializar e partilhar obras de arte comestíveis e com um valor substancial na nossa alimentação, bem estar físico e mental...Visamos englobar várias áreas transversais no que concerne a todo o contexto cultural, várias temáticas culturais e artísticas que convergem num só projecto. Este é por nós visto como um casamento perfeito entre o bom gosto e a utilidade pública. Tentamos melhorar um dos nossos prazeres que cedo se transformou em trabalho sério e exigente, mas claro, sempre com uma considerável dose de boa disposição e vontade de aprender mais e experimentar mais prazeres gustativos, musicais e não só...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Na mesa com... Endívias envoltas em gorgonzola com gnoquis em pesto


Para duas pessoas:

1 embalagem de gnoquis;
2 endívias médias;
100 gr de paio fumado;
150 gr de gorgonzola;
1 fio de azeite;
1 pitada de flor de sal.

O pesto:
Rúcola (meio pacote);
1 chávena de cáfe de pinhões;
1 fio de azeite;
1 pitada de flôr de sal;
queijo parmesão fresco ralado na hora.
Prepare os ingredientes, pique-os em trituradora (sem o azeite) depois de triturados sem macerar envolva o preparado no azeite, reserve.

Coza as endívias lavadas em água salgada durante cerca de 3 minutos e escorra-as, de seguida aloure-as com um alho em azeite num wok e reserve.
Nesta sequência corte paio em tiras bem finas e aloure-as igualmente, reserve.
Coza os gnoquis em água salgada até os mesmos aparecerem à tona da água e escorra-os envolvendo-os no molho pesto, reserve.
Derreta o queijo gorgonzola em banho maria até adquirir a consistência desejada. Finalmente disponha e sirva todo o preparado como desejar.

Acompanhe este prato com Henry Mancini mais precisamente Softly, As I Leave You (um disco comprado em 2ªmão a um senhor "com muita música"!

1 comentário:

  1. Todas estas receitas prometem momentos de prazer gastronómico memorável... mas esta das endívias vai ser uma das primeiras a experimentar. Deixa-me com água na boca sempre que vejo a foto... Yum yum... Keep the regular update! Bjs.

    ResponderEliminar

Cookery followers!